frâncico - definitie. Wat is frâncico
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is frâncico - definitie

GRUPO LINGUÍSTICO
Francônio; Frâncico; Língua franca antiga; Língua frâncica

Frâncico         
adj.
Relativo aos povos francos. Cf. Filinto, XIV, 217.
frâncico         
adj (lat francicu) Relativo aos povos francos
sm Língua germânica dos francos.
Línguas frâncicas         
As línguas frâncicas constituem um grupo linguístico da família indo-europeia incluído no sub-ramo ocidental do ramo germânico.

Wikipedia

Línguas frâncicas

As línguas frâncicas constituem um grupo linguístico da família indo-europeia incluído no sub-ramo ocidental do ramo germânico.

O grupo frâncico reúne línguas ou dialetos do baixo-alemão, do alemão central (ou médio alemão) e do alto-alemão, sendo, portanto, um grupo polifilético, cuja pertinência é discutida. Sua denominação se deve aos francos, antigo povo germânico que habitava a margem ocidental do Reno e dominou grande parte da Europa Ocidental a partir do século V. Os idiomas desse grupo ainda são falados no nordeste do antigo reino dos Francos.

A partir do século VIII, variantes do alto-alemão antigo predominaram na parte oriental do reino franco, enquanto o francês antigo dominava na parte ocidental. Atualmente, diversos dialetos germânicos são qualificados como frâncicos.

A noção das línguas frâncicas, nesta classificação, não pressupõe uma ligação com o frâncico antigo - a língua falada pelos francos salianos e merovíngios -, que pertence ao baixo-alemão.

Os chamados falares "francos" do alemão central e do alto-alemão não têm afiliação linguística direta com o francês antigo, mas estão ligados à ocupação histórica, pelo reino franco, das regiões onde esses idiomas eram falados e às várias influências linguísticas daí decorrentes. A língua materna de Carlos Magno, por exemplo, era o frâncico renano (que faz parte do alemão médio ocidental) e não mais o velho frâncico dos merovíngios, pois sua linhagem adotara a língua local da região onde se estabelecera.